domingo, 14 de fevereiro de 2010

relatório TP1

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADORA Unb: Viviane Resende
FORMADORA MUNICIPAL: Ericarla Cardozo dos Santos
ESTADO: Maranhão MUNICÍPIO: Araioses



RELATÓRIO

OFICINAS 1 e 2 TP 1 ( Linguagem e Cultura )

A primeira oficina da TP 1 aconteceu em 20 de outubro de 2009 pela manhã . A música Epitáfio de Titãs foi usada como socialização, onde cantamos e refletimos sobre os desafios de nossas vidas. Após a socialização os cursistas mostraram os trabalhos dos alunos desenvolvidos com aplicação dos Avançando na Prática e em seguida formamos grupos para o estudo do texto e o desenvolvimento de atividades aplicáveis às turmas de 5ª a 8ª séries ( 6º ao 9º anos). Depois da leitura do texto”A outra senhora “discutimos e respondemos as questões pertinentes ao texto.Cada grupo apresentou suas posições.Continuamos avaliando a oficina e comentamos os pontos positivos e negativos.
No período da tarde trabalhamos com a oficina 2 da TP1 onde os cursistas em grupo desenvolveram a atividade proposta na parte III.Iniciamos com a leitura do texto:

A língua
Um senhor de muitas posses e pouca sabedoria chamou seu servo mais velho, homem de poucas posses e muita sabedoria, e ordenou-lhe que fosse ao açougue e lhe trouxesse o melhor bocado de carne que encontrasse. O servo foi, e voltou trazendo uma língua, com a qual foi preparado um fino jantar.
Alguns dias depois, o senhor ordenou a seu servo que fosse novamente ao açougue e lhe trouxesse o bocado de carne mais ordinário que encontrasse, para alimentar os cães.O servo foi, e voltou trazendo uma língua. O senhor, que era um homem de muitas posses e pouca sabedoria, enfureceu-se:
¬¬¬¬¬¬¬¬¬_Mas, então, para qualquer recomendação que dou me trazes sempre uma língua?
_O servo, que era um homem de poucas posses e muita sabedoria, respondeu:
_A língua, meu senhor, é o melhor pedaço quando usada com bondade e sabedoria, e de todos o pior, quando usada com arrogância e maledicência.

Língua ( Fábula da tradição judaica).In Fábulas... em Cartão Postal. Belo Horizonte:Autêntica.s/d.

Após a leitura, os cursistas expuseram suas inferências sobre o texto, bem como suas reflexões sobre o uso da língua, relacionaram fatos positivos como elogios , palavras de conforto e carinho e também, a fatos negativos como as palavras usadas no sentido pejorativo. A partir dessa discussão os cursistas fizeram o planejamento de uma atividade de leitura usando o texto acima para trabalhar com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário